Vai entender

Tem hora que é melhor deixar para lá, não adianta tentar entender, cada mente funciona de uma forma diferente, com estímulos e experiências únicas e exclusivas, gastar seu tempo formulando teorias não vai ajudar.

Acredite, seus neurônios vão torrar e você não irá desvendar os mistérios da mente alheia. Sabe-se lá o porquê a pessoa mudou tão rápido de opinião e atitude. Sabe-se lá o porquê do bom humor ter se tornado péssimo.

A comunicação é a chave mestra de uma tentativa de compreensão, mas ela só será eficaz se todas as partes estiverem de acordo em fazê-la dar certo. Se comunicar não é umas das tarefas mais fáceis, para alguns é uma missão quase impossível.

Vou explicar, quando abrimos o nosso peito e falamos sinceramente sobre algo estamos nos tornando um pouco frágeis, pois perdemos as armaduras e ficamos expostos a opiniões adversas das nossas.

Não que isso seja o fim do mundo, mas para alguns deixar de ter a razão é bem sacrificante. Seria mais fácil se parássemos para ouvir o outro e avaliar se o que ele fala é relevante ou não, e aceitar quando o outro ponto de vista é mais correto que o seu.

Mas como tudo tem que ser um pouco mais complicado, é sempre preferível ignorar e tapar os ouvidos, e se fechar em nosso próprio mundinho, impedindo o outro de se aproximar e tentar entender nossas atitudes.

Comunique-se, é a melhor ferramenta para entender e ser entendi. É o melhor jeito de expressar o seu eu e conhecer o que está ao seu redor. Cuidado com os ruídos sabe as más interpretações? Então, fale claro e verifique se obteve sucesso no envio da mensagem, e caso não tenha entendido a mensagem externa, deixe explícita suas dúvidas.

O texto começou abordando um tópico e se prendeu demais a outro. Porém vou amarrar essa bodega de forma que ficarás impressionado (a). Tive a bela experiência de encasquetar uma dúvida em minha cabeça, parte dela era entender certas atitudes humanas, e até agora não as respondi, pois continuo sem me comunicar.

Vivendo e aprendendo, conhece aquele velho ditado “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, e aquele papo de quem não faz ensina? Ta aí disserto facilmente sobre a solução dos meus pequeninos problemas, mas dificilmente consigo colocá-la em prática.

 

Andréia Homem 01/01/2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s