A tal da “Condição de entrega”…

A expressão teve origem no livro de Ney Amaral, “Cartas a uma mulher carente”. Confesso ter me identificado com o título, mas ainda não tive o prazer da leitura, quem a fez foi Martha Medeiros.

Martha diz que Condição de entrega é dar um triplo mortal pressentindo que há uma rede lá embaixo, mesmo que saibamos que não existe rede para o amor. Eu acho que isso é confiança.

Condição de entrega poderia ser respeitar a opinião do outro ao contrário de impor a sua própria idéia, sem julgar ou até mesmo ridicularizar. Assim como foi apresentado na coluna da Martha neste domingo. Mas eu discordo, acho que isso é respeitar.

Ney Amaral afirmou que a mulher quer uma relação amorosa onde haja romance, surpresa, renovação, confiança, proteção e, sobretudo condição de entrega. Mas o que será que realmente significa essa tal condição?

Acredito que a melhor frase do texto que explicou foi “É quando você não precisa fingir que não pensa o que, no fundo, pensa. Nem fingir que não sente o que, na verdade, sente.” E aí sim eu concordo.

Para mim condição de entrega é os dois juntos se entregarem. É uma condição, eu me entrego e você também. Não vamos tentar fazer as coisas darem certa seguindo os clichês. Eu vou ser eu e você, você.

Juntos vamos aprender a nos respeitar, aprender a confiar, vamos nos proteger e surpreender, vamos renovar nossa relação a na medida do possível ser românticos um com o outro. Mas isso tudo porque vamos nos entregar para o outro, sem medo de fazer isso. E talvez agora eu entenda o lance do triplo mortal.

Condição de entrega de fato é se entregar. Muitas vezes maquiamos nosso jeito de ser para criar uma harmonia no relacionamento. Precisamos lembrar que ceder, respeitar e se entregar nada tem a ver com tampar o sol com a peneira.

Podemos sim ceder e respeitar sem deixar de ser o que somos de verdade, e dessa forma conseguimos nos entregar por inteiro, deixar que a outra pessoa nos conheça realmente. Com certeza evitaríamos conflitos, desgastes e, sobretudo, grandes surpresas desagradáveis.

E para você, o que é “Condição de entrega”?

Deixe um comentário

