Dear John

Não sei se o livro me tocou tanto por eu ter acabado de viver uma situação semelhante, ou por ter abordado dois temas que me afligem desde que nasci: a perda e a morte. Mas sei o porquê de eu ter comprado. Ele entrou no meu caminho duas vezes e me prendeu quando eu estava preparada para aceitar e refletir a sua lição.

Querido John de Nicholas Sparks me fez perder o sono. Em algumas horas devorei todas as páginas do livro. Pude imaginar cada cena em minha cabeça e viver cada emoção. Através dele pude testemunhar a história de um amor verdadeiro, onde mais que querer para si, é dar ao outro uma chance de ser feliz.

Recentemente vivi a experiência de trocar de estado. Há muito tempo me sentia sufocada pela vida que levava e então decidi fugir para o lugar aonde eu me sentia mais feliz e confortável. Saí do efervescente Rio para a organizada Curitiba.

Uma semana antes de viajar conheci uma pessoa que mudou os meses seguintes da minha vida. Pude degustar, pela primeira vez, um relacionamento à distância. Confesso também ter vivido este tipo de relação com os meus pais, com os meus irmãos e com os meus amigos. Porém, eu declaro: o mais difícil foi lidar com a saudade daquele que eu mal conhecia.

Insegurança, medo, saudade, fora a vontade de crescer e fazer tudo direito, para provar que podia dar conta do recado. Fiz planos e me entreguei de corpo e alma à vida que tentava na nova cidade e a paixão que morava na antiga.

A paixão é bem engraçada. Nos cega quando menos esperamos. Achei que vivia um sentimento verdadeiro e me doei. Sendo assim, fui amiga, o respeitei, e me entreguei como em anos não fazia. Foi quando provei o sabor da decepção.  Ele era mais falso que nota de três reais.

Talvez o livro tenha me emocionado muito nas partes onde eu revivi o medo e a tristeza do aeroporto, quando parti pela primeira vez. Ou a esperança e o compartilhamento de sentimentos vividos a distância, tentando tornar presente um relacionamento que morava do outro lado de uma estrada de quase 1.000 km de comprimento.

Ele também pode ter me emocionado bastante quando eu senti, junto ao John, a decepção ao ler a última carta de Savannah. E até mesmo, a dificuldade de um reencontro mais tarde, quando ele atestou que a vida dela tinha novos rumos.

Relacionamento é por natureza uma coisa complicada. É preciso muitos elementos envolvidos para fazê-lo dar certo. Inclusive os planos do céu para a nossa vida, que nos abstém totalmente do controle.

Este é um livro que nos faz repensar o amor verdadeiro. Nos faz sentir a magia e devastação de uma paixão de verão inesperada, onde a presença física e marcante, se torna minúscula diante das adversidades do tempo. Eu super indico Querido John, e também super indico para a mulherada uma caixa de lenço. Acredite, vocês vão precisar!

5 pensamentos sobre “Dear John

  1. Andréia, um prazer encontrá-la por aqui…esse facebook faz essas coisas, nos aproxima de pessoas que jamais pudéssemos imaginar.
    Li seu comentário a respeito do livro, e das suas sensações e emoções, devo antes de tudo dizer que, cada palavra sua, quando lida, parece tão cheia de verdade e de sentimento, que me arrepiou e encheu os meus olhos de lágrimas.
    Parabéns pela coragem, pelo desafio de vencer o não conhecido, o mistério que advém na escolha de um novo rumo, um novo destino.
    O melhor É o caminho a ser percorrido e não o destinofinal. É nesse caminho que construímos a nossa história.
    Vc me parece uma guerreira destemida.
    Espero que seus dias na cidade planejada possam trazer-lhe uma outra amplitude da vida e de si mesma.
    Tenho uma frase que me acompanha, sendo cigana e andarilha que sou, que diz assim:

    “que nada nos defina… que nada nos sujeite…que a liberdade seja a nossa própria substância.”

    Um prazer conhecê-la…MAKTUB!!

    Patrícia Cunha (Patt)

    Curtir

  2. Olá. Você é a segunda pessoa que fala tão bem deste livro, que sou obrigada a comprar e inclusive a caixa de lencinhos de papel.

    O filme ainda não chegou na locadora, imagina, deve ser lindo tambem!!!!!!!!!

    Bela indicação!

    Curtir

  3. Belíssimo texto, super gostoso de se lêr!

    Ai. Os aeroportos da vida né?

    Quanto sentimento não ficam por eles, e quantos deles não levamos conosco em nossa bagagem. Coisa doida.

    Curtir

  4. Nossa…
    sou meio suspeita para falar de seus textos, mas esse me arrepiou da cabeça aos pés… saber de tudo já sabia, mas suas palavras mostram mais dor, mágoa e até mesmo confusão do que eu poderia ter imaginado quando ouvi….

    Deus sabe o que faz. Se Ele fez com que vc passasse por isso, uma lição vc terá que tirar… e essa só vc saberá!

    Estamos juntas para sempre amiga.
    Te amo!

    Muitooo sucessoo…

    beijoss

    Curtir

Deixe um comentário

