Vítima! Ahn?

Por que sempre nos vemos como vítimas?

Já percebeu que o primeiro sentimento que temos em relação a situações que nos desagradam é a sensação de ser uma vítima diante das circunstâncias? Nos magoaram, nos feriram, nos roubaram, nos agrediram, nos desrespeitaram, nos censuraram, nos proibiram!

Dificilmente conseguimos nos enxergar além de um papel de vítima. Afinal, quanta injustiça está acontecendo pelo mundo afora! Quanta conspiração do universo contra a nossa felicidade! Blá, blá e blá.

As vezes parece sim que uma nuvem negra anda acima da sua cabeça fazendo com que a lei de Murph atue de forma presente e pontual quando você só precisa de uma bela tarde de sol com pássaros cantando.

Mas pare e veja se não é você quem está se colocando nessa situação. Eu acredito no poder da mente aliado ao da fé. Acredito também que quanto mais nos afundamos nos vícios, nos medos e nas angústias, quanto mais nos acomodamos no imutável e nos achamos detentores da razão, é sim quando mais somos culpados e não vítimas.

E aí caro leitor(a), não tem jeito. Não adianta chutar a macumba. Rezar três “pai nossos”. Não adianta apelar para os santos, simpatias e afins. Não adianta sentar no sofá e reclamar o quanto o mundo é feio e como você já não tem mais forças para lutar.

O nosso primeiro erro ao se encontrar em uma situação difícil ou somente indesejada é achar que somos vítimas de uma fatalidade da vida. Ao contrário, somos mais culpados do que nunca. Somos nós os responsáveis pelas decisões que tomamos e somente nós mesmos podemos pedir ajuda e mudá-las.

E claro, para que isso aconteça deixe seu egocentrismo de lado e assuma que você errou e não tinha razão. Assuma que preferiu o “venha a nós” em vez do “ir até”.  Assuma que ninguém está sendo injusto com você. Só você tem a capacidade de armar o outro nessa pseudo-batalha.

Somos sim capazes de escolher caminhos melhores para nossa trajetória. Sua intuição está aí para isso. Ao invés de reclamar do que é ruim, valorize o que está funcionando muito bem, como a beleza das pequenas coisas que nos rodeiam.

Anúncios

9 pensamentos sobre “Vítima! Ahn?

  1. ADOREI ANDRÉIA,OBRIGADA POR NÃO ESQUECER DE MIM…É SEMPRE BOM TER COISAS BOAS PARA OUVIR ENOS ELEVAR…
    BEIJINHOS;
    SIRLEI PIMENTEL

    Curtir

  2. Andreia, se pudesse encontra-la daria um abraço muito forte.e diria em seguida que sem JESUS CRISTO é impossivel ter tudo. DEUS diz na biblia que entre o homem e DEUS, só existe um mediador que é o senhor Jesus! muita das vezes sofremos por dividirmos nossa FÉ, com uma coisa que chamamos de religião. quando encontrares o Senhor Jesus, entendera o que digo. Grande Abraço,e que Deus te abençoe.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s